Perguntas Frequentes
Dúvidas Frequentes
1- Quem pode praticar Pilates?
O Pilates é para todos, pessoas preocupadas com a saúde e que procuram uma atividade física que englobe: trabalho postural, fortalecimento muscular e alongamento.
Pode ser praticado por homens, mulheres, jovens, idosos, crianças, atletas e gestantes.
2- Com qual idade eu posso começar a praticar Pilates?
Não há um limite de idade, desde que o corpo físico seja respeitado. A partir dos 4 ou 5 anos já é possível introduzir princípios do método.
3- Qual a roupa ideal para a praticar Pilates?
Roupas leves e apropriadas para ginástica são ideais para executar os exercícios, sendo possível alongar o corpo e realizar qualquer movimento sem impedimentos.
4- Quanto tempo leva para ver resultado do Pilates?
Quando praticado com frequência, com dois meses de treino já se percebe algumas diferenças, como uma musculatura mais “firme”, uma maior flexibilidade e uma melhora da postura.
O próprio Pilates dizia:
“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um corpo novo”.
(Joseph Pilates)
5- O Pilates melhora a postura e dores no corpo?
Um dos objetivos mais importantes do Pilates é o realinhamento postural.
Já as dores no corpo, muitas vezes causadas pela má postura, por falta de flexibilidade ou força geralmente melhoram e até desaparecem com a prática de Pilates.
6- O Pilates melhora a vida sexual?
O Pilates melhora o desempenho sexual, ao fortalecer a musculatura do assoalho pélvico. Além disso, melhora a flexibilidade dos quadris, a percepção corporal como também a diminuição dos seus níveis de stress que tantas vezes interferem na vida sexual.
7- Estive lesionado e meu médico já me deixa treinar. O que posso fazer no Pilates?
O aconselhável é fazer um treino individualizado, exclusivamente em função dos seus problemas pessoais. À medida que vai recuperando pode iniciar ou retomar as aulas em grupo.
8- O que é diferente no método de Pilates?
Joseph H. Pilates elaborou mais de 500 exercícios utilizando aparelhos criados por ele mesmo. Esses aparelhos fazem uso de molas de diferentes graduações que ora servem para dar assistência ao movimento, ora servem para dar resistência ao movimento.
O método Pilates prioriza o alongamento e o fortalecimento do corpo como um todo, sendo um trabalho praticado através das cadeias musculares. Ao invés de repetir muitas vezes cada exercício ele indica em seu método ser preferível exercitar-se com mais eficiência e com menos repetições, exigindo do praticante um controle adequado de seu corpo.
9- Pilates ajuda no ganho de massa magra?
Sim, porém é um método no qual não se privilegia a hipertrofia muscular, como a musculação. Ao praticar Pilates durante um tempo, o corpo torna-se mais alongado e tonificado.
10- Pilates no período da adolescência e seus benefícios:
O método é aconselhável para os adolescentes, pois trabalha com o aumento de flexibilidade, aumento do tônus muscular, resistência a fadiga muscular, melhora de postura, melhora a coordenação e equilíbrio, estimula a concentração, trabalha a respiração e estimula musculatura de sustentação do tronco como o abdômen e os multífidos.
11- Diferença entre Pilates Studio e Solo:
O pilates Studio é a atividade feita nos aparelhos de Pilates com uso de molas e as aulas de pilates solo são aulas fora dos aparelhos, geralmente feitas no chão e em grupo e usando acessórios como a bola, rolo, elásticos e bastões.
12- Pilates é apenas mais uma moda passageira?
A prática conquista cada vez mais adeptos em busca de bem-estar físico e mental. Longe de ser uma “febre” passageira, o método combina arte e ciência para manter corpo e a mente em equilíbrio.
13- Pilates emagrece?
Toda atividade física proporciona uma queima calórica; assim sendo, o Pilates também queima caloria, porém o seu objetivo principal não é queimar gordura.
O Pilates pode sim conquistar uma vida saudável, com boa postura, músculos flexíveis, corpo bem definido, melhorar circulação sanguínea, melhorar a respiração, etc.
14- Pilates reduz medidas?
Sim. O Pilates reduz medidas pois tonifica a musculatura, principalmente por trabalhar o abdômen pois exige contração abdominal o tempo todo reduzindo principalmente a região da barriga.
Mas outras regiões do corpo não ficam de fora, afinal o Pilates trabalha o corpo de forma global.
15- Quantas vezes por semana devo praticar Pilates?
Se você já pratica outros esportes ou atividade física é recomendado de 1 a 2xs por semana, mas se você é sedentário, praticar no mínimo 2xs, sendo o ideal 3xs na semana.
16- Diferença de Pilates x Musculação?
O Pilates tem objetivos diferentes da musculação quanto ao uso de cargas e de trofismo muscular, pois utiliza resistências elásticas, diferente da musculação, que usa resistência fixa.
17- Pilates atrapalha no crescimento?
Costumamos ouvir muito a pergunta: “Meu filho é adolescente e está em pleno desenvolvimento, ele pode fazer pilates? Isso não atrapalhará seu crescimento?”
Não. Pelo contrário, o Pilates respeita e estimula o desenvolvimento normal além de trabalhar respeitando o movimento natural das curvas da coluna de um adolescente.
18- Bico de papagaio x Pilates:
O método Pilates é uma atividade extremamente aconselhável para pessoas com osteofitose porque é uma atividade que promove a educação postural e mobilidade para a coluna, principalmente na região lombar.
19- Pilates x Diabetes:
O método ajuda a controlar a glicemia e a amenizar sintomas de depressão e ansiedade entre portadores de diabetes.
20- Pilates x Hipertensos:
A prática regular do Pilates traz força, disposição e relaxamento para quem sofre de hipertensão arterial.
21- Gestantes: A busca por bem-estar e qualidade de vida faz parte de um bom pré-natal. Por isso, nada melhor do que encontrar uma modalidade de baixo impacto para exercitar o corpo, tranquilizar a mente e manter distância daquelas terríveis dores lombares típicas da gestação.
22- Pós-parto: Ajuda a recuperar o tônus muscular comprometido durante a gravidez, também importante para reorganizar a postura e estimular os cuidados da mulher com ela mesma. A alta médica para praticar atividades físicas costuma variar e acordo com a conduta de cada obstetra. Em geral, 40 dias após o parto normal e 60 dias após a cesariana.
23- Diferença entre Pilates e Yoga: Desde a origem, a filosofia de cada método, até questões técnicas como a respiração, as posturas e outros princípios relacionados com a movimentação propriamente dita.